Fogo.

"Segundo o Michaelis,

fo.go
(ô), s. m. 1. Toda combustão acompanhada de desenvolvimento de luz, calor e, geralmente, de chamas. 2. Labareda. 3. Fogueira, lume. 4. Incêndio. 5. Fogão, lareira. 6. Residência de uma família. 7. Ardor, energia, vivacidade. 8. Excitação. 9. Disparos de arma de fogo; fuzilaria.

Não que o dicionário esteja errado, mas eu discordo.

É, vou dizer um grande "dane-se!" para a Química, a Física e provavelmente à Biologia também. Mas sabe, acho que se a gente acreditar em todas as explicações que as ciências dão, a vida perde a graça. E todas as suas infinitas metáforas se vão.

Pra mim fogo é sentimento.

Às vezes acontece de você estar tão tão cheio de um ou mais sentimentos que parece que você vai explodir. Ou te dá vontade de fazer isso. Não é? Acho que ele viaja até onde ele possa sair, e deixa de ser fogo invisível para se metamorfosear em chamas dançantes e quentes - que podem até machucar quem chegar muito perto.

Já viu como o fogo baila? Outrossim a raiva, a alegria, o sofrer, a emoção, o ciúmes, o amor... Dançam tanto que às vezes ficamos tontos, dançam tanto que às vezes ficamos eufóricos. Pode ser uma dança bonita, coordenada. E o oposto bagunçado e complicado também.

Existe tanto!, mas tanto! sentimento dentro das coisas vivas, que ele extravasa e vira calor. Acho que é a forma que ele tem de se mostrar pra gente. Não que ele precise, mas ele sabe que às vezes tentamos esquecê-lo ou ignorá-lo. No fundo, nunca dá. Mas ficar escondidinho não o satisfaz... precisa se gabar.

Eu fogo, você fogo, nós fogo...

1. Combustão de sentimento(s). 3. Fogueira de emoções. 4. Incêndio de paixão. 5. Só se o fogão for o coração, pra gerar emoção. 6. E o amor não é (ou deveria ser) o lar de uma família? 7. Ardor, energia, vivacidade... não podem ser todos efeitos e sintomas dos sentimentos? 8. Idem? 9. É, eu acho que o coração pode muito bem ser uma arma, e nos outros disparar suas balas!

(...) Agora você tem mais de uma versão: a "oficial" e uma que não passa de mera - mas pensada (com cabeça e principalmente coração) e muito sincera - opinião. Mas não sei, vai que o fogo, e tudo mais nessa história, não passa de uma ilusão?

PS. Já sentiu fogo dentro de você? Já sentiu fogo entre você e alguém? Não é lindo?"

2 comentários:

D. disse...

Eu adoroooo os seus textos, mas principalmente as músicas desse blog. Tem como você me mandar os nomes? Muito obrigada!! Beijo

Anônimo disse...

esse blog é realmente muuuito bom.Li todos os posts hoje,até o inicio.

Ps.:me apaixonei pelas musicas tb ;